sábado, 4 de novembro de 2017

CAVALO QUE CAIU DENTRO DE UM POÇO SECO


Um cavalo caiu acidentalmente dentro de um poço seco. O dono, conformando-se com o sucedido, visto que o cavalo já era velho, começou a lançar pazadas de terra lá para dentro, a fim de entulhar o poço e com isso enterrar o cavalo. Este foi levantando as patas e colocando-as no topo da terra, até que chegou acima, saiu e foi para o estábulo comer ração.

Se, perante situações desastrosas, procurássemos erguer-nos acima delas até alcançarmos uma saída airosa, e a seguir fôssemos ocupar-nos das nossas responsabilidades pessoais, evitaríamos muitos males, dissabores e arrelias, que nos atormentam, por vezes, durante toda a nossa existência. M. N. C.

AS DUAS CABRAS MONTESES


Duas cabras monteses encontraram-se, frente a frente, num trilho da montanha percorrido regularmente por elas. De um lado havia uma encosta rochosa quase em perpendicular. Do outro um enorme e profundo precipício. Não havia espaço para cruzarem uma pela outra e continuarem o seu caminho. Recuar era praticamente impossível. Face a esta situação, uma delas abaixou-se e a outra passou por cima dela para o outro lado. Então a que se baixara levantou-se e cada uma seguiu tranquilamente o seu caminho. Assim evitaram despedaçarem-se pelo despenhadeiro abaixo, forçando cada uma delas o seu caminho.

Muitos de nós evitaríamos muitos dissabores e até tragédias terríveis se, em determinadas situações, agíssemos desta maneira face a alguém com quem nos defrontamos. – M. N. C.